httpswww.forbes.comsitesforbesfinancecouncil20191016how-debt-financing-is-adapting-to-compete-with-equity-financingsh=123ededc1272

É possível realizar o sonho da casa própria em meio à pandemia? A resposta é: sim.

Sabemos que a pandemia de covid-19 provocou e ainda tem provocado resultados negativos para muitos setores ao redor de todo o planeta. Mas, como em todas as épocas, há sempre esperança em meio ao caos.

Prova disso é que no ano de 2020, mesmo com a pandemia, foi registrado um recorde de financiamentos imobiliários no Brasil. A marca atingida é em parte devido aos juros básicos da economia caírem e as taxas de compra de imóvel ficarem mais acessíveis, foi a maior em 27 anos. 

Para comparação, no ano de 2017 os juros para financiamento estavam em torno de 11%, já no início de 2021 era possível negociar taxas de 7% ao ano, de acordo com informação da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário.

O novo normal provocou a redução dos preços

(Foto: Justin Paget via Getty Images)

O levantamento aponta queda nos preços praticados. Devido ao momento, o mercado apresenta depreciação nos valores dos imóveis, diferente do ápice em que se encontrava há alguns anos. 

A taxa Selic caiu para a menor da história e em 2020 e 2021 ainda é possível se beneficiar. Com taxas reduzidas existe a possibilidade da parcela do financiamento custar menos que o valor do aluguel.

E a boa notícia não vem desacompanhada. É possível também notar um aceleramento nos investimentos em soluções tecnológicas que possibilitam que os potenciais compradores invistam sem se expor ao vírus.

Vamos conhecer algumas soluções que facilitam tirar seu sonho do papel.

1-Localização do imóvel

Aproveite o momento do novo normal para fazer pesquisas online dos locais de interesse. Se o imóvel será utilizado para moradia, se pergunte onde gostaria de viver, qual bairro tem o perfil que agrada a você e sua família. Mas se a finalidade do bem é para investimento, coloque na lista a análise de pontos como valorização, preços, etc.

2-Limite de gastos

Essa etapa é importante no planejamento, pois ajuda a definir qual será o valor do seu investimento. Consequentemente, com a definição da faixa de preço fica mais fácil pesquisar online seu imóvel dos sonhos.

Não se esqueça que para isso não é preciso sair de casa. É possível conhecer imóveis, conversar com especialistas e obter informações pelo celular ou computador.

3-Converse com especialistas

É muito importante que você tenha profissionais adequados para te auxiliar, profissionais como: corretores, advogados e despachantes.

Comprar seu imóvel com segurança é possível, inclusive de casa. Opte por atendimentos e reuniões através de vídeo chamada, por exemplo.

4-Simulação sem sair de casa

Nada de ficar indo de banco em banco para saber qual a melhor oferta de juros. A ideia é justamente te mostrar que é possível realizar esse planejamento com esse novo normal, sem se expor à riscos durante a pandemia.

Também não é necessário gastar horas e horas entrando em contato com dezenas de instituições financeiras. Hoje, temos a facilidade de simular o financiamento e descobrir as melhores taxas. Um bom exemplo está no portal Agente Imóvel.

Utilizar essa e outras tecnologias é uma forma de facilitar a sua vida, visitar empreendimentos sem sair de casa e ainda ter acesso à simulação das menores taxas do mercado.

Consulte gráficos sobre vendas de imóveis em bairros, cidades e estados, com comparativos de períodos de forma clara e intuitiva. Encontre preço por metro quadrado; ranking das regiões mais caras, média geral de valores e mais.

5-Documentação em dia

Consultas de documentação são necessárias nesse processo. O comprador irá acessar a certidão de matrícula do imóvel para checar se aquele bem está corretamente registrado e se o vendedor é realmente proprietário.

Também é indispensável conferir a documentação do imóvel sobre questões relacionadas à hipoteca, penhora ou alienação fiduciária.

Alguns órgãos que você pode entrar em contato são:

  • Prefeitura Municipal
  • Tribunal Regional do Trabalho
  • Tribunal de Justiça do Estado
  • Justiça Federal

6-Reserva financeira

Como vimos até aqui, o novo normal e a crise econômica do país acarretou uma baixa acentuada dos preços médios praticados pelo setor, e mesmo com a diminuição das atividades da construção civil, o que vemos é ampla oferta de imóveis disponíveis.

Mesmo diante desse cenário satisfatório para o comprador, economizar ainda é a palavra-chave. 

7-Análise de crédito

httpswww.contabeis.com.brnoticias44487serasa-lanca-ferramenta-que-preve-aumento-de-score

Uma boa análise de crédito imobiliária estuda o perfil do cliente para saber se ele é capaz de honrar com a dívida de concessão de financiamento. Essa aprovação é indispensável para tornar sua compra possível.

Sendo assim, sua pontuação (score de crédito) com bom desempenho irá facilitar a liberação de uma solicitação de financiamento.

É possível consultar o seu score em aplicativos especializados.

E agora você já sabe que o período de isolamento, não impede você de fazer investimento em um imóvel próprio com praticidade, economia e respeitando as medidas de segurança. 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e continue navegando. Estamos sempre trazendo informação útil para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove − um =