Não é segredo pra ninguém que a vida na terra está passando por uma transformação tecnológica cada vez maior e mais rápida. O lançamento do iPhone, proposto por Steve Jobs lá em 29 de Junho de 2007, mudou a forma como a sociedade interage entre si. No entanto, esse foi apenas mais um passo do avanço tecnológico em telas, que colocou qualquer informação e qualquer contato a um simples clique de distância.
Do ponto de vista da educação, a mudança tecnológica também acontece. Ou pelo menos, deveria. Hoje, as habilidades mais robóticas podem ser delegadas para a máquina, enquanto que os alunos devem ficar com as atividades criativas, de raciocínio lógico e comunicação. E como isso está sendo colocado em prática? Com os conceitos da educação 5.0, que antes era a educação 4.0. Continue lendo para saber mais.
O que é a educação 5.0 e como ela vai ser implementada
A educação 5.0 é um avanço da educação 4.0. Ambos conceitos, de educação 4.0 e 5.0, são desenvolvidos com base nos avanços que a tecnologia nos propõe no dia a dia. Enquanto que na educação 4.0 o objetivo era imergir os alunos para o uso da tecnologia, estimulando eles a usarem a internet para pesquisar, por exemplo, hoje já se entende como uma fase “superada”. Afinal, na educação 5.0 o objetivo é fazer com que os alunos aprendam cada vez mais a se relacionar, se comunicar, pensar de maneira criativa e “fora da caixa” para usar a tecnologia e assim criar novas soluções e resolução de problemas. Criar tecnologia, ao invés de só utilizá-la. Esse é o caminho que muitas salas de aula, no futuro próximo, devem empregar em suas atividades rotineiras.
Tudo é máquina?
Muito pelo contrário. A máquina estará disponível para realizar trabalhos “braçais” e assim elevar o nível de produtividade humana. No entanto, novas habilidades precisam ser desenvolvidas para que tudo isso possa, de fato, acontecer. Uma delas, é a habilidade criativa, de planejamento, de foco e de relações pessoais. A tecnologia será apenas a ferramenta, mas o ser humano continuará sendo protagonista.
Sistema Acadêmico de Gestão Educacional – Mentor Web