Um trocador de calor é um processo mecânico que acontece de maneira escondida e, muitas vezes, nem percebemos que está acontecendo. E um exemplo prático disso, é o aquecimento de água com vapor ou até mesmo resfriamento de água com usos de gases. A seguir, entenda mais sobre o trocador de calor.
O que é um trocador de calor
Um trocador de calor nada mais é do que um sistema feito e desenhado especificamente para trocar o calor de algum processo. Basicamente, ele serve para transformar algum fluido em temperatura ambiente, em algo mais quente ou mais frio. Tudo vai depender do processo, da máquina e do objetivo.
Trocadores de calor são diferentes uns dos outros. Existem vários tipos de trocador de calor que funcionam de formas diferentes, mas que cumprem o mesmo objetivo. O projeto técnico é que vai definir qual é o melhor modelo de trocador de calor.
Como funciona um trocador de calor
De modo técnico, um trocador de calor pode funcionar de várias maneiras diferentes. Afinal, cada tipo de trocador vai trabalhar de um jeito diferente. No entanto, de modo prático, o trocador de calor funciona justamente para substituir a temperatura de um fluido por uma temperatura maior ou menor.
No sistema por placas, por exemplo, a troca de calor acontece quando os fluidos circulam em direções contracorrentes. Já no modelo tubular, a troca de calor acontece quando o fluido externo resfria ou aquece o fluido interno.
Onde estão os trocadores de calor
Os trocadores de calor estão por todas as partes. É um sistema escondido que, muitas vezes, é o principal responsável por vários processos produtivos ou industriais.
Ficou com alguma dúvida? Não hesite em consultar a Bermo para mais informações