A logística interna e externa de uma empresa é parte fundamental do andamento das atividades. Nas clínicas odontológicas, por exemplo, estabelecer uma logística do seu consultório de forma eficiente e organizada é essencial para que você tenha sucesso no mercado.

Em grandes centros comerciais, a logística se refere ao transporte de mercadorias, armazenamento e outras práticas organizacionais.

Já em consultórios odontológicos, a logística trata da compra de insumos, instrumentos de trabalho, organização das agendas, do espaço e dos atendimentos.

Nesse artigo, apresentaremos como uma boa logística é importante para que o seu consultório consiga comportar os pacientes de maneira eficiente e qualificada, prezando por um atendimento efetivo. Confira!

Quem atua?

Independentemente do tipo da empresa, seja em um consultório odontológico ou em um grande hospital, a logística deve ser organizada por profissionais que entendam do assunto.

Nesse sentido, o profissional de logística e administração são os mais indicados para realizar esses trabalhos organizacionais dentro do seu consultório.

Em empresas que trabalham com entregas, por exemplo, a logística é uma parte ainda mais desafiadora e importante, pois é preciso estabelecer calendários a fim de evitar atrasos, possibilitando a realização dos procedimentos – por exemplo.

Apesar disso, dentro de clínicas e consultórios, os profissionais de logística possuem uma tarefa importante e determinante para o andamento das atividades.

Com os conhecimentos que ele possui, é possível organizar a compra de insumos para os atendimentos, como um aparelho dental invisível, que é um aparelho muito requisitado nas clínicas odontológicas.

Além disso, ele fica responsável por outras diversas tarefas, tais como:

  • Agenda de atendimento;
  • Organização do espaço;
  • Transporte de mercadorias;
  • Tempo de consulta;
  • Pedidos realizados.

Não consigo contratar esse profissional: o que fazer?

Obviamente, existem casos e casos. Diversos consultórios não possuem condições suficientes para arcar com os custos de um profissional especializado nessa área.

Dessa forma, é importante que os próprios dentistas ou assistentes assumam essa função, realizando as tarefas organizacionais de maneira eficiente para garantir a qualidade do consultório.

O exemplo a seguir pode mostrar como é importante se manter organizado dentro do consultório.

Imagine que um paciente está procurando o valor de um implante dentário e liga para o consultório para se informar. Caso você não possua as anotações necessárias de forma organizada para responder rapidamente esse cliente, ele pode se queixar e procurar outra clínica que o atenda de maneira mais ágil.

O que pode melhorar a logística?

Os serviços oferecidos por clínicas odontológicas são os mais variados, indo desde a profilaxia simples para limpeza dos dentes até processos de clareamento dental

Por isso, a logística é muito importante para conseguir efetuar todas as consultas, nas mais variadas situações com qualidade e segurança.

Dessa maneira, existem alguns pontos que podem ser importantes para melhorar a logística da sua clínica ou consultório.

Em casos de clínicas, em que existem mais de um profissional atendendo e, normalmente, cada dentista atua em um determinado procedimento, a organização interna é ainda mais importante.

Por isso, armazenar corretamente os insumos, possuir um estoque preparado para atender as demandas e organizado adequadamente é necessário. 

Do mesmo modo, planejar e prever as demandas para evitar imprevistos, organizar a agenda de atendimentos e outras tarefas são fundamentais.

A organização dos setores dentro de uma clínica especializada também é muito importante. 

Assim, se um cliente ligar perguntando quanto custa um clareamento dental, esse questionamento não precisa chegar até os dentistas. 

Para isso, basta apenas um profissional responsável pelo atendimento prévio para tirar essas e outras dúvidas, evitando que as consultas sejam interrompidas e otimizando os atendimentos.

Por fim, determinar as funções para cada dentista também é muito importante dentro de uma clínica. Por exemplo, é possível contratar um dentista para realizar procedimentos rotineiros, como limpeza, remoção de cáries, etc.

Em outro consultório, o dentista pode ser especializado na aplicação de aparelhos odontológicos ou lente de contato dental. Essa separação faz com que os pacientes saibam exatamente quem eles precisam procurar, agilizando o atendimento e as consultas.

Considerações finais

Como mencionado, a logística é um processo de organização essencial para a qualidade de serviços empresariais e de atendimento médico. 

Organizar as tarefas, os atendimentos, as consultas, estoques e outras áreas de clínicas e consultórios é essencial para manter o desempenho dos dentistas o mais alto possível.

Além de melhorar a organização interna, a logística possibilita que os pacientes se orientem de maneira mais efetiva dentro dos consultórios, agilizando o atendimento e aumentando a confiabilidade. 

Com isso, pode-se gerar fidelização desses pacientes, que certamente voltarão para procurar essa clínica sem pensar duas vezes!
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-medica-sorridente-vestindo-tunica-medica-com-estetoscopio-sentada-na-mesa-trabalhando-no-computador-com-ferramentas-medicas-falando-no-telefone-e-usando-um-laptop-com-espaco-de-copia_11487684.htm#page=2&query=medica+no+telefone&position=18

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − sete =