As áreas da saúde estão entre as mais procuradas para a formação, seja pelo reconhecimento perante a sociedade, seja pela carreira que é muito bem remunerada. A odontologia vem se destacando no mercado da saúde, principalmente por conta de novas especializações e serviços que podem ser oferecidos pelas pessoas.

Do conhecido aparelho ortodontico transparente, aos procedimentos de canal e estéticos variados, o médico odontologista, popularmente conhecido como dentista, é um profissional que precisa passar por uma formação específica, e caso queira atender com qualidade e eficiência, investir em boas especializações.

No presente artigo abordaremos com mais detalhes sobre a formação do médico dentista, bem como algumas especializações que podem ser feitas nessa área tão importante da saúde.

Entendendo o curso de odontologia

Para que um médico dentista comece a exercer a profissão é necessário passar por uma formação médica específica, o Bacharelado em Odontologia, tornando-se um cirurgião dentista, profissional que cuida da saúde bucal das pessoas.

O médico dentista, em sua profissão, atua nas mais diversas ações como:

  • Prevenção de doenças;
  • Diagnósticos;
  • Tratamentos (como os implantes dentários);
  • Acompanhamento dos pacientes.

Esse profissional da saúde também é responsável por ajudar o quadro da saúde em um aspecto mais amplo. O cardiologista, por exemplo, trabalha em consonância com os odontologistas, principalmente porque muitas infecções na boca podem ser a causa de problemas cardiovasculares. 

O curso de odontologia, assim como o de medicina, é um dos mais concorridos do país. Seu objetivo é formar cirurgiões-dentistas capazes de tratar doenças dos dentes, gengiva, boca e ossos da face, além do conhecimento em procedimentos estéticos, como a colocação de lente de contato dental

O curso tem duração de 5 anos e possui uma grade curricular extensa, envolvendo uma série de conhecimentos, como técnicas de diagnósticos, medicamentos que podem ser indicados, estudo do corpo humano com ênfase na região da boca e da face.

E um dos diferenciais deste curso é a vivência em situações reais. Por se tratar de uma profissão que lida diretamente com a destreza motora, os estudantes aprendem, na prática, a realizar diferentes tipos de procedimentos, como produção de próteses, cirurgias, realização de canais, entre muitos outros.

As disciplinas passam por todo o processo de evolução do corpo humano, do início da dentição até a terceira idade, além de possuir uma formação humanística, para que toda a relação entre médico e dentista seja feita de forma respeitosa e cuidadosa.

Após a graduação o médico-dentista pode se especializar em alguma área, indo desde a ortodontia, que trata da colocação e acompanhamento do aparelho invisivel preco, até a cirurgia geral. 

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre algumas especializações que o graduado em odontologia pode seguir.

As especializações em odontologia

A odontologia é uma área da saúde bastante diversificada, e isto é possível devido às diferentes especializações que os graduados podem seguir.

Essas especializações garantem um ramo de serviços diversificados para o médico, possibilitando que haja mais demanda por serviços. Abaixo falaremos sobre alguns tipos de especializações que o médico-dentista poderá encontrar.

  1. Cirurgia geral

Todo profissional de odontologia tem uma formação generalista, podendo cuidar da saúde bucal das pessoas, fazendo procedimentos gerais. No entanto, para ser mais específico em sua atuação, a cirurgia geral é uma das especialidades.

Esse profissional irá tratar dos dentes, língua, gengivas e bochechas, além de fazer diferentes cirurgias. 

  1. Ortodontia

A ortodontia é uma especialização bastante conhecida por ter uma grande demanda. É o profissional responsável por instalar e fazer todo o acompanhamento dos aparelhos ortodônticos. Além disso, é o profissional responsável por identificar também irregularidades nos dentes que impedem de seguir com o tratamento ortodôntico.

Assim, além da instalação do aparelho, cuida dos dentes antes da colocação e faz todo o acompanhamento da dentição e do aparelho mastigatório.

  1. Odontologia estética

É uma especialização que vem ganhando destaque, principalmente por se relacionar com a beleza e o bem-estar. O objetivo desta especialização é o tratamento para a melhoria estética dos dentes, garantindo um sorriso lindo e saudável. 

Esse médico especialista faz restaurações, clareamentos dentais, resinas e peelings gengivais. Hoje, alguns tratamentos evoluíram, como é o caso das lentes de contato.

Agora que se sabe sobre o que compõe o curso de odontologia, e suas principais especializações, ficou mais simples de entender quais são as saídas profissionais e os ramos de atuação desses médicos-dentistas tão importantes para a sociedade. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − catorze =