A energia elétrica é uma tecnologia indispensável e que mudou a humanidade. No entanto, você já parou para pensar na quantidade de componentes técnicos e nomenclaturas difíceis que esse tipo de serviço apresenta?
Alguns itens são escondidos e o consumidor final nem imagina que existe. Outros, são mais populares e visíveis no dia a dia, como fios, extensões, tomadas e disjuntores.
A seguir, veja três itens que são muito importantes para manter a energia elétrica estável, funcionando e adequada em uma empresa, residência ou comércio.
Reatância
A reatância trifásica ou monofásica é um item indispensável para muitas instalações elétricas. É a partir dela que se pode filtrar as harmônicas. Trata-se de um item usado em banco de capacitores, retificadores, conversores e inversores de frequência.
Transformador
O transformador, por sua vez, é um equipamento muito popular e conhecido pela grande maioria das pessoas. Afinal, é o transformador que tem a função de transformar a tensão da energia elétrica em outra tensão, sendo muito utilizado para elevar a tensão para distribuição da energia em longas distâncias e adequar para a tensão padronizada de consumo em cada região. E assim, os equipamentos têm a sua utilização segura, sem queimar ou explodir.
A função de um transformador pode ser a simples transformação da tensão da energia em uma tomada, como a transformação da tensão da energia em uma corrente elétrica de uma cidade inteira. Tudo vai depender de como a eletricidade é configurada na sua cidade.
Gerador
E ainda, temos o gerador como item importante e fundamental para garantir a condução de uma empresa, indústria, comércio ou residência. Afinal, o gerador tem a função de gerar energia em usinas, e quando a energia não estiver disponível na rede, geradores menores podem gerar energia apenas para o estabelecimento em questão. A maioria dos geradores de menor porte têm uma capacidade limitada de geração de energia e por isso ele é muito mais um backup do que um elemento fixo e contínuo. Os geradores de óleo ou gasolina são muito comuns em casas de campo, mas também em grandes empresas.