Se a pandemia prejudicou alguns setores da economia, certamente não foi o caso dos empreendimentos inteligentes…

O ano de 2020 permaneceu crivado com a pandemia de Coronavírus e problemas de saúde relacionados. Com isso, aumentou ainda mais a busca por empreendimentos inteligentes equipados com tecnologias sem fio inteligentes – uma opção excelente para cidadãos cautelosos nos dias de hoje. 

À medida que a nação avança no ano de 2021, a demanda por casas inteligentes aumentará e a tendência permanecerá flutuando nos próximos anos. Casas inteligentes dependem fundamentalmente das necessidades diárias das pessoas. 

Casas inteligentes incorporam tecnologias cujo software inteligente pode aprender e se adaptar para atender às necessidades diárias exatas de um usuário específico.

A tecnologia de casa inteligente foi desenvolvida tendo em mente a aplicação prática de cada variável no setor residencial para aumentar e apoiar a experiência do usuário. 

O sistema leva em consideração dados em tempo real coletados do comportamento real dos residentes durante um determinado período de tempo. Em seguida, ele implementa esses dados para uma melhor utilização do espaço, higienização, limpeza, segurança e outras funções.

O sistema também visa resolver os problemas identificados por meio das atividades diárias em diferentes cenários, como problemas de saúde e outros problemas com base na aeração ou higiene, etc.

Serviços de casa inteligente personalizados foram desenvolvidos para residentes individuais com base firmemente em soluções técnicas e de design para espaço e outros requisitos. 

As tecnologias de edifícios inteligentes envolvem o uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), como sensores, conectividade online e vários softwares para controlar o sistema de aquecimento, ventilação e sistema de ar condicionado (HVAC) de um edifício e muito mais. 

Anteriormente, o ar condicionado, as luzes, os sistemas de música de nossas casas eram vistos operando por meio de tablets eletrônicos, mas isso dá um passo adiante, integrando a tecnologia com a própria construção. 

Um empreendimento habitacional inteligente é considerado o epítome do luxo no mundo atual, onde a automação residencial está se tornando cada vez mais um pré-requisito para imóveis de luxo, como alguns apartamentos no Ecoville, de primeira linha. 

Equipamentos de estilo de vida luxuosos, como cortinas de vidro eletrônicas, mecanismos de segurança de vídeo móvel e sistemas de entretenimento operados por voz são quase a norma hoje.

Cozinhas altamente modificadas

As casas inteligentes vêm com cozinhas inteligentes altamente modificadas que podem levar a experiência culinária do dia a dia ao mais alto grau de fantasia, com uma infinidade de tecnologia avançada e ferramentas utilitárias à sua disposição. 

E sua comida do dia a dia pode ter o sabor de refeições gourmet preparadas por um chef famoso. As cozinhas domésticas inteligentes são tão avançadas tecnologicamente que também podem servir comida automaticamente. Isso torna possível desfrutar de uma experiência gastronômica no conforto da sua própria casa.

Segurança Avançada

Todos merecem ter paz de espírito depois de um árduo dia de trabalho. O sistema de segurança avançado é uma das principais razões pelas quais as pessoas estão comprando casas inteligentes atualmente. 

Ao sair, os residentes de um edifício inteligente não precisam se preocupar com a segurança de sua casa, pois contam com o sistema de segurança mais bem equipado que a tecnologia tem a oferecer.

Entretenimento completo

Os residentes de casas inteligentes podem desfrutar de entretenimento de primeira qualidade a qualquer hora do dia ou da noite. Movendo a tecnologia remota com botão, a televisão e outros dispositivos podem ser operados com apenas uma batida. 

Com o melhor tipo de som surround que o dinheiro tem a oferecer e iluminação ambiente para o prazer de assistir filmes no ambiente, as casas inteligentes têm tudo para os amantes indulgentes do entretenimento.

Além das vantagens listadas acima, os empreendimentos inteligentes na verdade ajudam a economizar uma quantidade significativa de despesas gerais ao desligar as luzes, os ventiladores e o ar condicionado na parte do prédio que não está habitada no momento. 

Empreendimentos inteligentes também ajudam a economizar água e outras contas de serviços públicos, empregando sua tecnologia inteligente. 

Isso significa que os empreendimentos inteligentes não apenas tornam sua vida mais luxuosa, confortável e fácil, mas também ajudam a tornar a vida mais acessível a longo prazo. 

O mercado de empreendimentos habitacionais elegantes e luxuosos no Brasil está crescendo à medida que o setor imobiliário se recupera da pandemia. A demanda também se fortaleceu nos últimos três a quatro meses.

Atualmente, as casas inteligentes habilitadas para IoT são uma categoria de crescimento rápido que está atendendo a consumidores urbanos que têm fácil acesso à Internet. Portanto, ainda é uma categoria de nicho que atende a consumidores limitados. 

No futuro, como já existe muita curiosidade, mas falta de conhecimento sobre as tecnologias inteligentes habilitadas para IoT, seria muito importante educar o público em geral sobre seu uso e importância.

Privacidade em um mundo de tecnologia íntima

Toda essa inovação, porém, pode ter um custo: nossa privacidade. E no cenário atual, é uma taxa que os consumidores podem ser reticentes em pagar. 

Com a grande reação contra a Big Tech que vimos nos últimos anos, não seria errado dizer que os consumidores têm um certo nível maior de interesse em privacidade e ética agora que não tinham antes. E esses medos não são totalmente infundados.

Violações maciças em grandes sites comprometeram os dados de centenas de milhões de pessoas nos últimos anos, e a abrangente tecnologia de ambiente de dados na qual depende incluirá muito mais do que nossos endereços e números de cartão de crédito.

O assistente digital que conseguirá identificar quando você estará mais atento para uma aula de espanhol, por exemplo, terá o tipo de informação que poderá ser usada para manipular você. 

Podemos começar a olhar para o seu estado interno: você está focado? Este é o melhor momento para lhe dar essa informação agora? Se você tem um conhecimento íntimo das pessoas, pode começar sabendo exatamente como fazer uma intervenção para influenciá-las.

Embora agora estejamos acostumados com a publicidade de produtos hiper-direcionados, o escândalo Cambridge Analytica, que viu os dados de usuários do Facebook colhidos e explorados para publicidade política, pressagia um futuro onde pode se tornar muito mais fácil usar as preferências pessoais das pessoas para muito mais do que decisões de compra.

E você, acha que já está pronto para usufruir de um empreendimento inteligente? Acompanhe a gente nas redes sociais para ficar sempre por dentre de informações importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze + sete =