A saúde bucal é um fator determinante para a sensação de bem-estar e para a produtividade dos colaboradores de uma empresa. No entanto, a insegurança e a baixa autoestima do trabalhador podem afetar diretamente o seu rendimento. Nesse contexto, pode ser interessante avaliar a inclusão de procedimentos da odontologia estética nos benefícios ofertados, de modo a ampliar o cuidado e o desempenho do colaborador.

Isso porque a odontologia estética, também conhecida como dentística, pode ser um elemento fundamental para a melhora da autoconfiança e da eficácia dos funcionários na execução de suas tarefas e no rendimento do trabalho, de modo geral.

O bem-estar dos colaboradores costuma estar diretamente relacionado aos índices de produtividade e com a satisfação dos funcionários em relação à organização como um todo. Além disso, os benefícios tendem a criar mais engajamento na equipe. Assim, o oferecimento de um plano odontologico para seus funcionários pode não somente trazer uma satisfação pessoal, mas também diversos benefícios para o seu negócio.

Muito mais do que estética

Muito além dos tratamentos de clareamento e lentes de contato bucais, os profissionais da dentística atuam na restauração, beleza e simetria do sorriso. 

Assim, é sua função preservar e devolver a integridade da estrutura e da funcionalidade dos dentes, além de interceptar lesões em fases iniciais e prevenir que não se tornem problemas graves que exijam extrações ou tratamento de canal, que demandarão mais cuidados. Com isso, o atendimento dos serviços de estética pelo convênio odontológico empresarial varia de acordo com os planos contratados, mas traz ainda mais benefícios, já que em sua maioria seguem as recomendações obrigatórias da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e disponibiliza tratamentos de natureza médica, como:

  • Tratamentos profiláticos;  
  • Atendimento de urgência;
  • Limpeza e remoção de tártaro;
  • Aplicação de flúor;
  • Tratamento de cáries e restaurações;
  • Exames.

Baixo custo e grandes benefícios

Além de manter funcionários produtivos e satisfeitos, a contratação de novos talentos é um fator de grande importância para o sucesso de qualquer negócio.

No cenário competitivo do mercado de trabalho, é muito significativo uma empresa encontrar diferenciais que atraiam esses talentos.

Benefícios como vale alimentação e vale transporte passam a ser características comuns dentre as demais propostas. 

Com isso, o plano odontológico empresarial se torna uma vantagem que, indiretamente, agrega mais valor ao salário do colaborador ao mesmo tempo em que custa muito menos que um convênio de saúde.

Ao contrário dos demais benefícios, como o vale refeição, o plano odontológico não é uma obrigatoriedade exigida pela legislação brasileira.

No entanto, apresenta vantagens muito semelhantes (até ampliadas) a preços reduzidos, minimizando, por exemplo, o afastamento devido a problemas bucais.Em relação ao fator financeiro, o benefício reduz custos para a empresa por ser um dos mais baratos do mercado e a companhia ainda pode deduzir os gastos com o plano odonto empresarial no imposto de renda.

Sorrisos bonitos para empresas brilhantes

Ainda que os procedimentos garantidos pela ANS sejam obrigatórios para todos os planos dentários empresariais ou particulares, nem todas as empresas têm obrigatoriedade de incluir os serviços odontológicos estéticos em seus pacotes para os funcionários. 

Assim, a cobertura varia de acordo com as necessidades da empresa e de seus colaboradores, refletindo para o funcionário como um cuidado/valorização do corpo laboral.

Além disso, essa flexibilização de planos torna possível que empresas de todos os portes possam contratar esse tipo de serviço, conforme a disponibilidade orçamentária e o perfil da empresa.

Assim, até mesmo as pessoas que possuem CNPJ podem encontrar um plano odontológico para MEI e estender para até dois membros da família, adquirindo mais bem-estar e qualidade de vida.

No entanto, o investimento odontológico não raramente é incluído entre os serviços oferecidos por conta de seu custo. 

Assim, as empresas tendem a contratar planos de cobertura completa, que contemplam tratamentos estéticos que melhoram ainda mais a confiança e o desempenho dos profissionais.

Os tratamentos da dentística costumam ser apreciados pelos colaboradores, mas também pelas empresas, principalmente por ser um estímulo para o funcionário, principalmente em cargos de atendimento.

Além disso, alguns procedimentos são capazes de evitar dores de cabeça, pescoço, ombros e até nas costas, bem como aspectos relacionados à mordida e respiração, além da saúde mental e autoestima já mencionadas.

Assim, ao realizar tratamentos para a correção da mordida e bruxismo (ranger ou apertar os dentes quando dorme), é possível evitar falta e atrasos – além dos problemas de concentração dos funcionários.

Encontre o melhor plano para a sua empresa

O plano dental coletivo empresarial, ainda que não abranja alguns dos tratamentos estéticos mencionados nos pacotes mais básicos, ainda costuma valer mais a pena do que contratar os serviços de forma particular, principalmente devido ao preço baixo e a garantia de segurança para uma emergência, além de facilitar o acesso do colaborador a tal serviço, reduzindo o custo e o tempo despendido nos atendimentos.

De qualquer forma, é sempre necessário pesquisar sobre os planos e a necessidade dos funcionários, considerando o orçamento e objetivos da empresa.

Assim, é possível encontrar o pacote perfeito, com os preços ideais e com a cobertura e qualidade médica que correspondam com as expectativas do grupo, a fim de que se tenha sempre um bom dentista perto dos colaboradores e/ou empresa. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × três =