Os procedimentos estéticos odontológicos vêm sendo cada vez mais utilizados para conferir um sorriso mais bonito e harmônico, aumentando a autoestima e o bem-estar. Afinal, um sorriso bonito pode fazer toda a diferença nas relações, por exemplo.

Sendo assim, por meio desses procedimentos, é possível corrigir imperfeições, falhas e também incômodos pessoais, melhorando a relação das pessoas com elas mesmas. 

Todo procedimento dentário deve ser feito com um dentista especializado e, para isso, é indicado que se procure um profissional que seja especializado em odontologia estética. 

Isso garante, por exemplo, mais segurança ao paciente, além de um resultado atrativo para a estética pessoal.

Existem, além desta especialidade, duas outras responsáveis pela melhora do sorriso, sendo elas a ortodontia e a implantodontia, pois conferem um melhor alinhamento e a reposição das estruturas.

Entre os procedimentos estéticos, alguns são mais recorrentes aqui no Brasil e vem se destacando e ganhando cada vez mais adeptos por confeccionarem resultados diferenciados para a estética e harmonização da face e do sorriso. São eles:

  • Lentes de contato;
  • Facetas de porcelana;
  • Aparelhos ortodônticos, principalmente modelos estéticos;
  • Botox;
  • Clareamento dental.

Pensando na população e na crescente procura por esses procedimentos odontológicos, separamos algumas opções para explicar o funcionamento, benefícios e cuidados necessários em cada tratamento. Conheça mais profundamente os 5 procedimentos listados.

Lentes de contato

A lente de contato dental é aplicada quando há falhas ou imperfeições no sorriso mais sutis. 

Seu objetivo principal é corrigir questões de alinhamento, espaçamento e coloração, aumentando a largura dos dentes, por exemplo, por meio da aplicação de lâminas ultrafinas de porcelana. 

Esse procedimento é um dos mais modernos e simples, não altera a estrutura do dente e possui uma excelente durabilidade, podendo chegar a 20 anos, desde que os devidos cuidados de higienização sejam tomados.

Vale lembrar que o único profissional habilitado para esse tipo de tratamento é o cirurgião dentista especialista em dentística e prótese. 

Para realizar o tratamento, também é preciso considerar quanto custa lente de contato dental, em quantos dentes a película será aplicada e a segurança oferecida pela clínica, considerando que o valor pode mudar de acordo com o material utilizado. 

Faceta de porcelana

Muito parecida com a lente, as facetas são indicadas para os mesmos casos de correções, porém possuem uma espessura das lâminas mais grossas e podem demandar o desgaste dos dentes durante o procedimento, podendo ser aplicado para restaurar quebras e recuperar a coloração de dentes amarelados.

Mas lembre-se, antes de escolher a melhor opção, consulte um dentista especializado para entender qual a técnica a ser utilizada no seu sorriso e que melhor atenderá as suas necessidades.

Aparelhos invisíveis

Quem precisa alinhar os dentes deve recorrer ao suporte de profissionais para realizar a colocação de aparelhos ortodônticos. Mas, entre as opções, uma nova possibilidade tem chamado muita a atenção: o aparelho dental invisivel

Essa opção possibilita que os pacientes façam o alinhamento dos dentes sem comprometer a estética do sorriso. Afinal, este aparelho tem uma coloração mais suave, se tornando praticamente imperceptível e reduzindo os impactos que podem ser incômodos.

Com uma tecnologia avançada, eles oferecem resultados semelhantes aos demais aparelhos, mas com um design especial. 

Apesar das inúmeras possibilidades de solução que um aparelho oferece, é preciso entender, com o acompanhamento de um profissional, qual melhor se adapta ao seu problema e desejo, como os modelos estéticos e o aparelho invisivel.

Este tratamento pode ser feito por pessoas de qualquer idade, após a formação da estrutura bucal/facial, devendo ter o acompanhamento do ortodontista, especialista na colocação de aparelhos e correção da arcada. 

Botox

O botox é utilizado para diversos tratamentos estéticos, mas também para tratar problemas como bruxismo, sorriso gengival, sialorréia (produção excessiva de saliva) entre outros quadros e incômodos relacionados à cavidade oral.

Os procedimentos consistem na aplicação da substância conhecida como toxina botulínica, que inibe os impulsos nervosos da fibra do músculo por determinado período, reduzindo os efeitos do tempo e melhorando o alinhamento do sorriso, por exemplo.

Esse procedimento pode ser feito por dentistas, uma vez que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autorizou o uso da toxina pelos cirurgiões dentistas para fins funcionais e estéticos.

Não há idade específica para fazer o procedimento, entretanto o recomendado é que seja feito após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começarem a incomodar.

Clareamento dental

Outro tratamento estético muito comum no Brasil é o clareamento dental, responsável por remover o amarelado dos dentes, deixando o sorriso mais branco, brilhante, natural e sem manchas. 

Este tratamento pode ser feito em casa, com a aplicação de um gel que será aplicado com o auxílio de uma moldeira, ou no consultório, com agentes clareadores e/ou laser. 

Entretanto, é indispensável que em ambos os casos haja o acompanhamento de um profissional, evitando possíveis problemas na gengiva e na esmaltação do dente, visto que os clareadores – se não usados adequadamente – podem impactar na resistência e sensibilidade dos dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-linda-com-uma-pele-perfeita_6317433.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove + 3 =