CrossFit é a marca de um programa fitness criado por Greg Glassman em Santa Cruz, California EUA, a marca CrossFit Inc. foi registrada em 2000. O CrossFit é promovido como uma filosofia de exercício físico e um esporte competitivo, incorporando elementos de treinamento intervalado de alta intensidade, levantamento de peso olímpico, pliometria, levantamento de peso, ginástica, levantamento de kettlebell, calistenia, atleta de força e outros exercícios.

Em 2009 Joel Fridman trouxe o CrossFit para o Brasil e abriu o primeiro box do país, o treino caiu no gosto do brasileiro e logo tinha fila para fazer uma aula. Hoje, há centenas de boxes espalhados pelo país. Viemos para falar com o Trond Fidje, CEO da Fidje Sports Equipment, empresa especializada em equipamentos para Crossfit, para nos atualizar sobre o atual status do CrossFit no país.

Pergunta: Quantos boxes de CrossFit existem hoje no Brasil e esse número ainda está aumentando?

Resposta: O número de pessoas que praticam treinos similares ao CrossFit está aumentando cada dia, mas o número de boxes CrossFit caiu muito, no auge havia por volta de 1.100 boxes, hoje esse número é pouco mais do que 400. O problema maior é o câmbio, como CrossFit é uma marca registrada é necessário pagar pelo uso dela. Um espaço que quer colocar CrossFit no nome paga U$ 3.000 por ano para ter esse direito. Com o aumento do dólar, o custo para ser afiliado do CrossFit aumentou demais, como resultado muitos donos de boxes estão desistindo da afiliação, tirando seus boxes do mapa Crossfit. 

Pergunta: Se o número de Crossfit boxes está diminuindo, mas as pessoas que estão praticando está aumentando, onde eles treinam?

Resposta: O tipo de treino que o CrossFit proporciona está aumentando em popularidade, e como a afiliação CrossFit ficou inviável para muitos, estão aparecendo redes e espaços praticando o mesmo método de treino, ou parecido com o CrossFit. Um exemplo disso é a rede MyBox, que conta com aproximadamente 300 unidades e continua crescendo. Além de o treino ser parecido com o método utilizado no CrossFit, também a terminologia usada é parecida, Cross Training é o termo que a MyBox usa para descrever o tipo de treino que eles realizam.

Pergunta: Quais são os equipamentos usados em uma aula de CrossFit?

Resposta: Os equipamentos básicos para montar um espaço CrossFit são;  

Rack

Barra/Anilhas

Wallball

Kettlebell

Dumbbell

Box Jump

Corda Escalar

Argolas Ginástica

Super Band

Pergunta: Para concluir Trond, em sua opinião, qual é o futuro do CrossFit no Brasil?

Resposta: Independentemente se o número de boxes afiliados do CrossFit aqui no Brasil vai voltar a crescer ou não, a metodologia de treino veio para ficar. Também é preciso destacar que o custo de abrir um espaço para Cross Training é bem menor do que uma academia tradicional com aparelhos, esse fato foi muito importante para o crescimento da área CrossFit / Cross Training.     

Imagem: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 5 =